Por ser um espaço que engloba múltiplas funções, é importante que o projeto contemple a funcionalidade do ambiente

Mais do que uma tendência, as cozinhas gourmets viraram um verdadeiro estilo de vida. Com o aumento do interesse da população pela gastronomia, o ambiente vem contemplar a ideia de reunião, na qual o cozinheiro, e também anfitrião, e seus convidados possam interagir durante o preparo da refeição, estendendo a festa para além da hora de servir.

Por isso, é importante que o espaço seja aproveitado de uma forma inteligente, combinando os móveis com harmonia para criar, acima de tudo, um ambiente confortável. Sendo este um recinto que engloba múltiplas funções, como bancada de trabalho, armazenamento de utensílios e alimentos, cozimento e lavação, o projeto de uma cozinha gourmet precisa seguir algumas premissas para ter um espaço prático, confortável e funcional.

Integração

Construída a partir da evolução do conceito da “cozinha americana”, que privilegia a integração do cômodo com a sala de estar por meio de um balcão, a cozinha gourmet tem como elemento central uma bancada ou ilha, a qual receberá o cooktop e a coifa. Se a planta da casa ou apartamento permitir, uma integração com a área de lazer também é bem-vinda, principalmente com a churrasqueira. Assim, quando se abrirem as portas entre as áreas tudo ficará integrado em um grande espaço de celebração.

Exemplo de cozinha americana

Exemplo de cozinha americana

Funcionalidade

Uma cozinha gourmet é, antes de tudo, uma cozinha funcional, que oferece praticidade e conforto para quem está cozinhando e para os convidados. Assim, tudo precisa estar à mão, unindo praticidade e decoração, estilo e elegância. Os utensílios devem ser guardados de maneira que facilite o preparo da refeição, já os eletrodomésticos que adotam uma estrutura para embutir são as melhores escolhas para o ambiente. Tudo isso, pensando na melhor utilização do espaço.

Cozinha com ferragens da Häfele

Cozinha com ferragens da Häfele

Estética

Decorar uma cozinha gourmet não é nenhum bicho de sete cabeças. Para conseguir um design moderno e integrar a área com os outros ambientes da casa é necessário aproveitar ao máximo o bom gosto e explorar os elementos que caracterizam esse espaço. Por isso, dar um pouco mais de atenção aos acabamentos utilizados, como pedras e revestimentos, assim como na disposição dos itens que integram o móvel são extremamente importantes. As tendências da decoração contemporânea recomendam um ambiente prático, flexível e tecnológico.

Cozinha gourmet

Cozinha gourmet

Acessibilidade

Os móveis não podem atrapalhar na circulação. Para isso, no momento do projeto é preciso levar em consideração o famoso triângulo “pia, geladeira e fogão”, dispondo-os de uma maneira que facilite a preparação dos pratos e o acesso de todos à cozinha.

Ambiente com boa circulação

Ambiente com boa circulação

Conforto

A cozinha gourmet é também uma cozinha inteligente. Por isso, produtos e móveis multifuncionais são uns dos segredos para o sucesso dentro de um projeto para este ambiente. Desta forma, o uso de equipamentos de alta tecnologia que facilitam o preparo, o armazenamento, a execução e que estejam inseridos de forma discreta para não ter a caracterização de cozinha funcional, são sugestões o espaço.

Cozinha multifuncional

Cozinha multifuncional

Matéria publicada no blog Fah Maioli em 12 de Dezembro de 2014

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>