6 OPÇÕES MODERNAS DE ILUMINAÇÃO QUE VÃOALÉM DO LED

Soluções engenhosas boladas por arquitetos, designers e decoradores mostram que a luz é, sim, um recurso de infinitas possibilidades.

01-opcoes-modernas-de-iluminacao-que-vao-alem-do-led

Embutidos com halógenas par 38 de 100 w (iluminar) são os responsáveis pelo efeito monumental na fachada idealizada pelo escritório Ana Paula e Sanderson. O biombo de laminado melamínico (Perstorp)vaza a luz interna e funciona como grande lanterna.

02-opcoes-modernas-de-iluminacao-que-vao-alem-do-led

Faróis de carros antigos viraram uma escultura neste projeto. A arte usa eletrodutos de aço galvanizado com 3/4 de polegada (nicom) e lâmpadas incandescentes de 12 W e leva a assinatura de Andrea Lucchesi, Merê Esteves e Carolina Razuk.

03-opcoes-modernas-de-iluminacao-que-vao-alem-do-led

Híbrido de pérgula e luminária, o modelo Palo Alto, da Vibia, mede 2,50 x 3,26 m e tem quatro perfis de led com 18,7 W cada um. O design limpo e sofisticado é obra do espanhol Josep Lluis Xuclà.

04-opcoes-modernas-de-iluminacao-que-vao-alem-do-led

Aqui, valeu a criatividade: quatro balizadores de alumínio (onlight) delimitam a área destinada ao jantar. Graças ao facho marcado, a peça cria um delicado desenho na superfície. Ambiente de Cristina Barbara.

05-opcoes-modernas-de-iluminacao-que-vao-alem-do-led

André Carício inovou no uso da lona tensionada (Barrisol) – concebeu dois painéis de 1,80 x 2,30 m cada um, iluminados por fluorescentes T5, que garantem luz difusa à sala de jantar.

06-opcoes-modernas-de-iluminacao-que-vao-alem-do-led

O trio de luminárias com o bulbo à vista (Jader Almeida) dá o toque despojado ao bar desenhado por Juliana Pippi. A lâmpada Nostalgic Filament, de 40 W, faz homenagem às incandescentes.

Matéria publicada no site Arquitetura & Construção em 22 de Outubro de 2014 por Mayra Navarro (visual) e Tatiane Domiciano (texto)

ICONIC SYDNEY EDIFÍCIO DANDO VIDA NOVA EM BESPOKE TAILORED ILUMINAÇÃO

PointOfView projetou uma solução de iluminação sensacional novo sob medida  para atualizar as áreas do lobby de um dos edifícios mais emblemáticos de Sydney, Torre Chifley, originalmente concebido por renomados arquitetos baseados New York KPF . “Chifley Torre tem uma forte estética, tal”, disse Mark Elliott, Principal da PointOfView, “é necessário não só sensacional iluminação para rejuvenescê-la, nós projetamos os acessórios para acendê-lo. Uma solução totalmente sob medida.” O início de conceitos começou com rodada após rodada de pesquisa completa para o desenvolvimento de outro respeitado, arte deco edifícios, incluindo a Chrysler, em busca da inspiração que ajudam a mover Chifley Torre bem e verdadeiramente no século 21 e cimentar as suas credenciais como um edifício premier muito tempo no futuro. A paleta de materiais utilizados no foyer no projeto original KPF incluído uma colagem de pedras requintados, mármores e granitos, com aço inoxidável. “Tivemos de refrescar o espaço durante o dia”, disse Elliott, “para melhorar a entrada de luz do dia, e ao mesmo tempo que cria uma aparência escura. Pode não ser muito fortemente afirmou que tudo o que nós projetamos, teve que combinar perfeitamente com a arquitetura existente. ” “Fundamental para o projeto desta solução de iluminação sob medida foi a compreensão da escala, proporção e detalhamento do edifício. Nós não poderíamos criar a simetria ou ritmo relevante sem utilizar esta linguagem”, acrescentou Amara Clarke , Designer Sênior da PointOfView. “Lavamos parede traseira do foyer para chamar a atenção através de toda a altura do vidro e para o interior. Ao refletir a luz nas paredes acendemos drasticamente o espaço e, juntamente com a iluminação do teto, criando uma sensação de volume “, continuou Elliott. existente, suspensos luminárias quadrados na ala em forma de átrio foram consideradas sob escalado e desajeitado. PointOfView projetado uma série de anéis de aço inoxidável para fornecer até a luz para o teto durante o dia e com foco de luz para baixo durante a noite. Era tão importante para coincidir com a materialidade dos acessórios personalizados para o detalhe em aço inox existente que o grau do aço e do peso e da direção da escovação foi testado até uma combinação perfeita foi encontrado. Um conjunto personalizado de pingentes foi projetado e suspenso sobre o balcão da recepção para ancorá-la e dar aos visitantes um ponto de destino. Uma viga de aço inoxidável novo, arquitectonicamente integrado foi preso através do elevador faz lobby para conectar vigas laterais existentes. O novo feixe abrigado até iluminação para levantar o teto e lavar luz através do revestimento da parede de pedra enquanto a iluminação para baixo melhorado o padrão de diamante no chão de pedra.

Chifley_Tower_02_thumb

Chifley_Tower_03_thumb

Chifley_Tower_04_thumb

Chifley_Tower_05_thumb
Matéria publicada no site Dexign em 22 de Setembro de 2014